2010-12-08

Diário de Viagens em Lisboa, 7



Parabéns ao VARAL DE IDEIAS por nos trazer sempre imagens e notícias de interesse. Saiu há dois dias um post “FEIOS PORCOS E MAUS” que logo me prendeu a atenção. Não é a roupa. É a esquina. A empena. Eu já desenhei aquilo.



Fui confirmar. Apesar de a roupa não estar estendida e de os rebocos e pinturas estarem mais velhos, vendo as juntas das cantarias e as cicatrizes das argamassas, não restam dúvidas. É o mesmo local.
Atraiu-me o insólito dos sucessivos acrescentos e emendas que a construção sofreu resultando nesta forma improvável.
Mesmo nos feios, porcos e maus haverá sempre alguma ponta de interesse, de valor ou de bondade. Às vezes basta mudar o ponto de vista.

Este desenho, que já não é novo, foi um dos que ficaram de fora do livro DIÁRIO DE VIAGENS EM LISBOA. O lançamento foi ontem, em conjunto com o DIÁRIO DE VIAGENS EM CABO VERDE, no Restaurante La Moneda. Foi um fim de tarde agradável. Obrigado a todos os que nos fizeram companhia.

6 comentários:

Anónimo disse...

Pedro,

que legal você ter notado essa feliz coincidência! O Jorge autor da imagem certamente também vai gostar de saber!
Vou levar seu post para o Varal, se me permitir, é claro!
Parabéns pelos desenhos e blog!

Forte abraço

António P. disse...

Parabéns Pedro.
O livro é excelente.
Um abarço e desculpas por ter saído "à francesa"

Galeota disse...

Muito curioso e bonito.
A capacidade transformadora do desenho posta ao serviço de uma determinada concepção de espaço.A resolubilidade desse problema não está em causa, é preciso saber resolver.
Quando se fala em empenas lembro-me, das empenas em bico, em Alfama, onde os beirais estão quase unidos, em ruas muito estreitas, em prédios de dois ou três vãos de frente.

José Louro disse...

Uma evidência de como o que desenhamos fica na memória.

hfm disse...

Do livro ainda não falo... tenho de o folhear ao compasso do olhar e da aprendizagem.

Quanto ao insólito desta história fica-me a certeza do que o Zé Louro escreveu.

Foi bom rever-vos junto com os desenhos.

Anónimo disse...

que belo estendal de pombos.

espero ter acesso breve ao livro. com as maõs, claro está (:

~